Sobre a Auto-Sabotagem

(...) características como perfeccionismo excessivo podem levar ao medo de falhar, derivando na procrastinação, seguindo para a auto-crítica, podendo levar a quadros ansio-depressivos, baixando a autoconfiança, aumentando ainda mais os já existentes medos de falhar, reforçando a necessidade de procrastinar.
E é assim que se fecha um círculo, aparentemente sem saída.
Este é o círculo da auto-sabotagem:

Um dos autores da área da Psicologia Dinâmica falava em "Sabotador Interno", referindo-se ao inconsciente, que, por vezes, nos faz agir, sabotando o que dizemos que (tanto) queremos alcançar.
Por me parecer de extrema importância, partilho esta informação científica convosco, na tentativa de trazer mais consciência acerca da incoerência entre o que se diz e o que se faz, no quotidiano.
Assim, e segundo a imagem acima, características como perfeccionismo excessivo podem levar ao medo de falhar, derivando na procrastinação, seguindo para a auto-crítica, podendo levar a quadros ansio-depressivos, baixando a autoconfiança, aumentando ainda mais os já existentes medos de falhar, reforçando a necessidade de procrastinar.
E é assim que se fecha um círculo, aparentemente sem saída.
Contudo basta, ainda que com muito esforço (e, quem sabe, ajuda terapêutica) quebrá-lo, construindo novas formas de ser e estar (ou melhor, novas redes neuronais) e novas possibilidades de tomada de decisão.
Só assim é possível viver uma vida mais autêntica, com sentimentos de auto-realização.
Só assim é possível ser feliz.
