Sobre a Resiliência e a Literacia Emocional
(...) a literacia emocional (base da auto-consciência, do controlo emocional, da motivação, da empatia e das habilidades sociais) é demasiado importante para ser negligenciada!
Porque reagimos de forma diferente perante crises?
Porque aprendemos formas diferentes de lidar com as emoções.
As pessoas resilientes aprenderam a adaptar‐se à inconstância da vida; focando-se perante desafios sérios, adaptando‐se e mantendo o seu objectivo final.
Independentemente das circunstâncias, continuam fortes, determinadas e motivadas, priorizando objectivos.
A resiliência é um excelente factor protector, permitindo uma continuidade, sem quebra de maior, nos momentos difíceis e incontornáveis, o que leva a funcionar e prosperar na adversidade.
Ainda assim, é natural sentir cansaço e, por vezes, algum desalento ou desencanto. Faz parte do processo de adaptação a duras realidades.
A carga emotiva, quando dividida, torna-se mais leve, se for pesada; mas multiplica-se se for leve. Há que fomentar o hábito de dividir não somente as alegrias, mas também as tristezas, os dissabores e as dificuldades...
... Pois todas as emoções são importantes, são adaptativas e mostram-nos algo, ainda por conhecer, acerca de nós mesmos...
... E a literacia emocional (base da auto-consciência, do controlo emocional, da motivação, da empatia e das habilidades sociais) é demasiado importante para ser negligenciada!