Sobre o Desenvolvimento da Fala e os seus Sinais de Alerta dos 0 aos 6 anos

18-08-2017

A linguagem é crucial à comunicação humana e permite o desenvolvimento de redes neuronais que funcionam como updates do nosso software biológico e nos tornam no modelo mais recente de nós mesmos, permitindo optimizar as funções, deste nosso Computador chamado cérebro. 

Trabalho em equipa multidisciplinar, também com Terapeutas da Fala, e este artigo serve para divulgar o seu trabalho, em forma de agradecimento pelas suas intervenções, coadjuvantes na estruturação da personalidade de tantas crianças com perturbações na aquisição da linguagem.

A linguagem é crucial à comunicação humana e permite o desenvolvimento de redes neuronais que funcionam como updates do nosso software biológico e nos tornam no modelo mais recente de nós mesmos, permitindo optimizar as funções, deste nosso Computador chamado cérebro.

Mais ainda, as perturbações na comunicação inter e intrapessoal de estados mentais, afectos, sentimentos, emoções ou sensações estão muitas vezes associadas a perturbações de comportamento.

A velha máxima da psicologia dinâmica que refere que "quanto mais se pensa, menos se age", encontra, portanto, força na neuropsicologia que mostra que pensamos também com palavras, possibilitando um raciocínio lógico verbal que freia o mais ilógico de nós-mesmos.

Mas esta área emocional não é a área do Terapeuta da Fala. Ele "é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo da comunicação humana e perturbações associadas", ou seja, está apto a redigir parecer e intervir em "todos os processos associados à compreensão e à produção da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não verbal" (Comité Permanent de Liaison des Orthophonistses, 1994).


Há que procurar um parecer profissional sempre que se reúnam as seguintes situações, em crianças, nas seguintes faixas etárias:

  • 0 aos 6 meses - Não reage a sons. Não vocaliza. Não emite padrões de entoação.


  • 6 aos 12 meses - Mantêm-se os três sinais de alerta anteriores, mostrando-se um bebé silencioso que não faz as famosas lalações (i.e., "lá, lá, lá"), até aos 10 meses.


  • 1 aos 2 anos - Não reage ao nome. Não utiliza gestos. Não reconhece a utilidade dos objectos. Não diz palavras.


  • 2 aos 3 anos - Não compreende que os brinquedos são réplicas de objectos de adultos, não brincando dessa forma, com eles. Não reconhece objectos. Não exprime com palavras ou gestos as suas necessidades. Não diz o seu próprio nome. Não nomeia. Não usa palavras nem frases simples. Não cumpre ordens simples. Não presta atenção. Usa as palavras sem sentido.


  • 3 aos 4 anos - Não se concentra a ouvir uma história. Não identifica os objectos pela sua utilidade. Não executa ordens. Não se compreende a sua fala. Não compreende frases com três palavras. Não descreve os acontecimentos. Não desenvolve conceitos numéricos e espaciais.


  • 4 aos 5 anos - Não obedece a ordens. Continuam a existir erros de articulação da fala. Não reproduz histórias ilustradas nem pequenos acontecimentos.


  • 5 aos 6 anos - As frases que constrói estão incorrectas, ficando o discurso incoerente. Continuam a existir erros de articulação da fala. Rouquidão frequente ou indícios de gaguez.
Dr.ª Rute Teixeira, Neuropsicóloga e Psicóloga Clínica e da Saúde                                                           Agendamento de consultas:  96 336 74 37
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