Sobre o Pré-Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
Imagino, nesta pintura de Arthur John Elsley, uma mãe a dar alma às palavras, a tecer com elas personagens, a articular os sons da língua materna, com entusiasmo.
![](https://913e94c2e1.cbaul-cdnwnd.com/626e5092ffe455a4765ba311e16c952d/200000100-09d400acc5/27654576_10156154644461967_1667884885168303609_n.jpg?ph=913e94c2e1)
Imagino, nesta pintura de Arthur John Elsley, uma mãe a dar alma às palavras, a tecer com elas personagens, a articular os sons da língua materna, com entusiasmo.
Imagino, consequente, que estas crianças também querem ler livros desta forma, que a curiosidade pelas letras se aguça, que os modos como vão fazer estas aprendizagens, da leitura e da escrita, já estão a ser moldados pelo que vêem a mãe fazer.
Imitamos os exemplos, aprendemos, transformamo-nos. Mais ainda, vemos esta imagem e inspiramo-nos!
Esta é a Pré-Aprendizagem da Leitura e da Escrita:
1) Cenário: Casa.
2) Personagens: Elementos da família.
3) Narrativa: Somente com entusiasmo contagiante.
4) Actos: Futuros? Aprendizagens da leitura e da escrita envoltas em curiosidade e activadas por memórias essenciais, que ficaram inscritas no esquema de agir, e que tendem a ser imitadas, repetidas e consolidadas.